Game of Thrones : Comparações históricas

Se você é um fã de Game of Thrones, e não perde nenhum episódio se quer, pois bem!Essa matéria é pra você. Faremos comparações históricas entre GoT com nossa realidade, é veremos que a série têm varias referencias  bem parecidas com a nossa historia.  Está no ar a Matéria especial.

Por Filipe Caixeta



  Indicado
https://superatmosferaa.blogspot.com.br/2017/11/top3-series-de-viagens-no-tempo-que-vao.html

 

 O mapa de Westeros e Essos


George R.R. Martin criou um mapa ficcional, que contem dois reinos Westeros e Essos. É sabemos que esses reinos são separados por um canal,correto?



Esse mapa se parece muito com a parte da Normandia Francesa a qual e separada por um canal chamado Mancha até a área da Grã Bretanha.A ilha de Westeros e bem semelhante a Inglaterra, porque se pegar o mapa da Irlanda e coloca-lo de cabeça para baixo unindo a Inglaterra, o mapa vai ser muito parecido com o mapa de Westeros.




 

 O mais interessante disso é que, muitas das referencias que estão acontecendo em Game of Thrones, é muito parecido com varias referencias históricas da Grã-Bretanha.

  Westeros antes de tudo acontecer 

 
A área de Westeros era habitado por criaturas pequenas, que são conhecidas como crianças da floresta. Eles viviam em comunhão com a natureza, eram tão ligados com a natureza que suas linguagens representavam sons da natureza, com a agua, o vento, os animais e sobreviviam com aquilo que a natureza fornecia.  Eles também possuíam uma lamina, o vidro de dragão, que servia para fazer pequenos cortes em carnes, madeiras entre outros.



Para as crianças da floresta, a coisa mais sagrada para eles são as arvores, chamadas de represeros, mostrada nos episódios da série. 






Os Filhos da Floresta, adoravam vários espíritos da natureza. Seus locais de adoração eram bosques com represeiros. Pois, as crianças acreditavam que as arvores eram imortais e que quando elas morressem seus espíritos se instalavam nessas arvores.
Passando da ficção para a realidade, existiu um povo que também acreditava que as arvores são eternas.( As árvores pode viver por muito tempo, mas elas não são eternas,isso significa que elas possuem um tempo de vida muito longo não que elas são eternas.) Esse são os Vikings, para eles a árvore era algo tão importante, que foram um dos últimos povos europeus a serem convertidos para o cristianismo.

fotos dy seriado Vikings

Após a queda de Roma, o cristianismo se tornou anseio por toda a Europa. Todos os povos fora catequizados um por um, exceto os Vikings, que resistiram por muitos e muitos anos. Eles só se converteram devido a uma visita de um missionário. Pois, assim que ele chegou na Escandinávia, a arvore morreu. E para os Vikings, a morte da arvore representou a morte de sua própria fé. Desse modo, foi assim que os Vikings aceitaram o cristianismo. 
Aquela arvore eram tão respeitável, que representava a essência de sua própria religião assim como era para as crianças da floresta.
   

OS primeiros Homens


By Tomasz Jedruszek
São homens que acaba de chegar nas terras de Westeros, com armas diferentes, conhecidas com O poder de Bronze, que eram muito mais resistentes e poderosas que os vidros de Dragão. Na vida real séria o começo da idade do bronze, onde os humanos começaram a desenvolver a fusão de estanho com o cobre, que gera armas poderosas como, machados, espadas, lanças. São essas armas que estão sendo carregadas pelos primeiros homens. 

Eles preparam a terra, criaram a agricultura, montaram suas cabanas e viviam tranquilamente juntos com as crianças da floresta. No entanto, o ser humano começou a se multiplicar e a população aumentava. Então eles tiveram que aumentar o espaço territorial, foi então que adentraram na floresta das crianças. 



Os primeiros homens ficaram espantados ao ver rostos nas arvores,porém, assim que deu o primeiro golpe de machado,viram que eles não gritavam muito menos choravam, sendo assim colocaram as árvores todos no chão. Utilizaram as madeiras para a construção de cabanas, lenhas e muitas outras coisas. Assim que as crianças viram essa cena, eles ficaram furiosas e começaram a atacar os humanos com muita raiva e ódio.

Foto ilustrativa
 Uma boa comparação histórica deste trecho, foi quando os soldados americanos mataram sem piedade uma manada inteira de búfalos nos Estados unidos. Quando os índios Sioux viram aqueles búfalos mortos, os Sioux ficaram furiosas, iguais as crianças da florestas.

Voltando para a ficção, isso gerou guerra entre os primeiros homens e as crianças da florestas, é claro que os homens ganham essa guerra, porque tinham armas mais poderosas. Dessa forma as criança usaram magia para combater os primeiros homens, fizeram com que animais atacassem os homens, mas nada adiantava. Então as crianças apelaram para uma magia mais forte, e dessa vez consegui derrubar o braço de Dorne.(Uma leve referencias que se faz , quando os homens vieram caminhado para a Grã-Bretanha).


Isso fez com que imunda se por águas o braço de Dorne, o que completou um grande afastamento por águas entre Westeros e Essos. Igual ao canal da mancha.

   

O surgimento do Rei da Noite 


As crianças queria de uma vez por todas acabar com os primeiros homens, foi então que eles tiveram a ideia de coloca-los contra si. 

 Criou uma magia bem poderosa que transformou o primeiro homem, no grande Rei da Noite. Também surgiram os Walkers, que tem como missão destruir os humanos,  eles vão lutar contra o resto de Westeros. A guerra entre humanos e crianças da floresta continuou por muito tempo.











 Indicado
https://superatmosferaa.blogspot.com.br/2017/11/5-referencias-na-serie-os-defensores.html


A paz


Então durante esse tempo de guerra, os humanos já não queria mais a vitória e as crianças já não fazia questão de ter todo o território. Foi assim que resolveram fazer  um Pacto.  Foi feito na ilha do olho de deus, em que homens e crianças apertavam suas mãos, árvores tiveram rostos talhados nos Represeros. Desse forma, veio um período de Paz.

As crianças foram para as profundezas da florestas e os primeiros homens ficaram com a parte de Westeros. Comparando isso com a nossa realidade histórica, saiam da  era da Aurora e começava a era dos Heróis. Algumas famílias foram ocupar o norte, começaram a manipular o ouro, desenvolveu o comercio, enfim, os sete reinos foram formados.

A grande muralha 


Ocorre uma guerra contra os white walker que retornar para completar sua missão, que é destruir os humanos, além disso destruir as florestas. Então os primeiros homens e as crianças da floresta se juntam, vencendo, eles mandam para terras inabitáveis do norte.Por proteção, o primeiro Stark constrói uma muralha de 200metros de altura com muito gelo e magia.

 Na realidade se olharmos no mapa haverá uma muralha que pega dois lados da Grã-Bretanha. Essa muralha se chama, Muralha de Adriano que foi feita pelos romanos para combater os bárbaros ou "Selvagens", que tinha origem Celtas . Essa muralha tem 160Km de comprimento e 5,6 metros de altura é foi inaugurada por volta de 128d.C.. "Não é igual a de Game of Thrones, mas é uma construção incrivel na antiguidade."



Em game of Thrones, quando levantaram aquela muralha, os que ficaram  depois da muralha, eram povos que viviam livres,porém, vistos para aos reis e rainhas, cavaleiros, soldados entre outros do reino como selvagens, uma clara referencia aos gregos romanos, que chamavam aquelas pessoas que não viviam sobre a suas organizações e falava um outro idioma de Bárbaros.

Um outro motivo a qual fez Adriano construir a muralha, foi porque ele aprendeu da pior forma que Bárbaros sabiam lutar muito bem. 

Os romanos chegaram pela primeira vez na Grã- Bretanha com Cesar. Logo após ter fundado a cidade de Londínio ,atual Londres, os imperadores mantiveram uma província conhecida com Britânia. 


Um belo dia, eles resolveram matar um rei é uma rainha que chamava Boudicca, uma mulher alta
com cabelos longos e vermelhos, usava objetos como colares, pulseiras e mantas de origem celtas. Os romanos invadiram o reino, mataram o rei e abusarão sexualmente das suas duas filhas na frente dela.

Boudicca não deixou isso passar, ela ficou tão furiosa que reuniu um exercito com mais de 100.000 bretões. Os romanos não acreditavam no que viam, nem mesmo o exercito deles consegui derrotar o exercito dela. Boudicca queimou Londínio inteira. OS últimos romanos que se esconderam dentro da estátua de Claudio o imperador, foram queimados com a própria estátua. 

Depois daquele dia os romanos aprenderam a nunca mais desrespeitar os Bárbaros, assim como os homens de Game of Thrones que também aprenderam a nuca mais desrespeitar os selvagens. 


Se passaram milhares de anos, e o único problema e que quando isso tudo aconteceu não tinha escrita. Nem os primeiros homens nem mesmo as crianças da floresta tinha o conhecimento da escrita, runas de nada. Então aquilo tudo que aconteceu acaba caindo na memória; e a memória ela é falha, é uma fonte de historia importante, mas muito complexa, os historiadores trabalham com a memória muito delicadamente. Por exemplo quando historiadores fizeram uma entrevista com as pessoas que participaram da duas guerras mundiais, ele misturam a os uniformes dos soldados de Hitler. Dizendo que os uniformes da primeira era da segunda. No entanto eles não estão inventando historias, apenas baseando na sua própria vida. 

Todo aquele acontecimento em Game of Thrones se torna historias orais, até mesmo historias para crianças dormirem, como numa das cenas em que a velha mama esta contando aquilo tudo pro
Bran.

 
Isso nos mostra como é importante o papel dos historiadores de saber utilizar as fonte e gravar a sua memória, para que nuca mais isso volte acontecer.


"Nos somos a memória deste mundo, sem nós, os homens viveriam pouco mais que cães"

A única maneira de registro da "pré- historia" de GOT,  foi a mesma maneira que os nosso antepassados fez durante a nossa pré- historia. A cultura rupestre, que mostrava como os primeiros homens da vida real tentava mostra as sua caça, roupas, armas, a sua vida com simples pinturas. 

Em Game of Thrones isso vai ser representado nua cena da ultima temporada, em que a Daenerys e o Jon Snowo, que entram numa caverna para mostra-la que lutaram juntos contra eles.









Referencias de pesquisa: MonarquiaInglesa, GraBretanha, Boudicca, sioux , proenemhistoria.
Fan art Boudicca: by tamiart

 Indicado
https://superatmosferaa.blogspot.com.br/2017/12/top-3-serie-punisher.html

  Iai!Gostou da matéria, demorei de posta-la porque, queria fazer uma matéria bem elaborada.  Atenção!Não deixe de compartilhar, curtir e por favor, coloque seus comentarios logo abaixo, para eu ver si vocês estão gostando das matérias ou pra me corrigir se algo estiver errado, obrigado!

Comentários

NA REDE INTERNACIONAL

Postagens mais visitadas deste blog

Confira: As apostas de sucesso da Netflix

3 filmes incríveis escondidos na Amazon Prime Video

Enola Holmes: 3 filmes de investigação e mistério para assistir na Netflix

http://terrorpsicose.blogspot.com/
https://www.istoecurioso.com/